Monday, October 1, 2007

Pronto, pronto. Eu entro no debate estéril...

Caro AJ,

Não posso discordar de uma única palavra do que disse. Compreendo o gozo que lhe deve dar discutir este tipo de temáticas comigo. Acho o seu texto uma amostra do que de melhor que alguma vez se escreveu aqui. E estou a dizê-lo sem ponta de cinismo.
Permita-me apenas fazer-lhe alguns reparos:
1. definição de fundamentalismo segundo AJ, o diccionário da Porto Editora, a Enciclopédia do Planeta Agostini ou o raio que a parta (a definição, não o AJ!): aceitação e defesa de um conjunto de princípios de natureza religiosa tradicionais e ortodoxos tidos por verdades fundamentais e indispensáveis a uma consciência religiosa [individual ou colectiva].) Pense lá um bocadinho comigo, que eu tenho-o por uma pessoa extremamente inteligente (e mais uma vez refiro-o sem ponta de sarcasmo): se fundamentalista é todo aquele que aceita um conjunto de verdades fundamentais e indispensáveis a uma consciência religiosa, então todo o ser humano religioso, na medida em que tem de pautar a sua actuação por um conjunto de dogmas - e enquanto tal, insusceptíveis de serem refutados - é um fundamentalista. Sabe melhor que ninguém que isto não é correcto. Qual é o problema de uma pessoa acreditar nos anjinhos, nos Pai de Santo, nas galinhas Vudu ou na reencarnação do Dalai Lama? Isso faz dela uma fundamentalista? Claro que não. Para se ser fundamentalista (do ponto de vista religioso, já que, como provavelmente deve saber, há outros tipos de fundamentalismo), para além de acreditar piamente numa determinada fé (conjunto de dogmas), exige-se a assunção de comportamentos intolerantes para com as outras fés e a tentativa de imposição de um determinado quadro de valores de forma tida por reprovável do ponto de vista ético-social. Naturalmente que podemos dizer que existem fés mais propensas ao fundamentalismo: tudo depende da rigidez da sua doutrina. Nisso, terá de admitir que os católicos dão verdadeiras lições...
2. Um ataque à minha fé?! Onde é que eu, no post "Jacobinismo Bloguístico" assumi como minha uma qualquer fé? Ai, ai, ai, Sr. AJ! Não me ponha o "credo" na boca! Do meu post, poderia concluir que eu era cristão como poderia ser budista ou quiçá, o próprio Pastor Elias da Igreja Universal do Reino de Deus. Deu-lhe jeito partir do princípio que eu era cristão, apesar do meu nariz de judeu. Em todo o caso, meu caro AJ, não estou ressentido. As minhas religiões são a tolerância e a liberdade. Aceito a crítica de valores, quando esta não se limita a deitar a baixo o sentir de milhões de pessoas em todo o Mundo. Não podemos dizer que Rick Gervais é lá muito construtivo...
3. Concordo inteiramente com tudo o que disse em ambos os posts relativamente à tese conciliadora da Igreja Católica e relativamente à Teoria Evolucionista de Darwin. Daí ter definido o povo americano (ainda que, confesso, de forma excessiva) como um povo "estúpido". Onde no meu post anterior disse eu que não concordava com a teoria evolucionista? Por outro lado, terei eu deixado de repudiar a atitude de algumas franjas da população norte-americana?
4. A única coisa que eu pretendia criticar com o meu post "Jacobinismo Bloguístico) era a falta de respeito de Rick Gervais pelas crenças de algumas pessoas (não necessariamente a minha) e a visão imprecisa de de que o fundamentalismo religiosos dos EUA é um fenómeno de semelhante ao do Médio Oriente.
5. Se uma determinada Comunidade opta por assumir uma postura religiosa rígida, não estamos perante um fenómeno fundamentalista na acepção que lhe pretendeu dar quanto faz um paralelismo com o Médio Oriente. Apenas quando existe intolerância e imposição de valores religiosos é que podemos dizer estarmos perante um fenómeno como aquele que tão bem descreve. Exemplo paradigmático de uma sociedade altamente rígida, mas de todo fundamentalista (ainda que o terreno seja atreito ao surgimento de fundamentalistas) é, por exemplo, a Arábia Saudita, que como sabe, é na sua larga maioria wahabita. Os Sauditas vivem como há 1000 anos atrás e pelos vistos continuam a gostar de decepar mãos a ladrões e apedrejar prostitutas. É o "pacto social" deles... Mas não nos tentam impô-lo!
De resto, aproveito mais uma vez para o felicitar pelo excelente texto que escreveu, mostrar-lhe a minha inteira concordância com a sua parte expositiva e apenas demonstrar, uma vez mais, o meu desagrado com o humor despudorado e excessivo do Sr. Rick Gervais. Tenho pena que as pessoas não tenham imaginação para mais.