Tuesday, September 11, 2007

Governo português não recebe o Dalai Lama!


«Oficialmente, Dalai Lama não é recebido por responsáveis do Governo português, como é óbvio (...) pelas razões que são conhecidas», declarou o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Luís Amado.

Alguém me explica porque é este senhor causa tanto prurido diplomático? Parafraseando o sr. ministro, "é óbvio" que esta figura incomoda muita gente, em particular o governo chinês. Mas também há poucos anos o sr. Ramos Horta e o sr Xanana também incomodavam os indonésios e não foi por isso que o Governo deixou de os receber. Todos são símbolos de resistência (os últimos aliás pouco pacífica!) de um povo invadido e molestado, com história e identidade própria e com legítimas pretensões de independência. O Dalai Lama já nem isso pede, já faz campanha por uma maior autonomia dentro da "grande Mãe-China".
O Presidente da Assembleia da República faz o favor de receber "a reencarnação de Buda" na quinta feira. Este ano o Dalai Lama já pode entrar na Assembleia da República, ao contrário de há 6 anos atrás... parece que estavam em limpezas!
p.s. - Lista de todos as entidades que já receberam o Dalai Lama desde 1967 http://www.tibet.com/DL/leaders.html