Monday, March 24, 2008

Carne para Canhão?

Estou de volta meus caros, e com um pequeno desabafo.

'Nowhere have I seen such Lions led by such Lambs.'

Esta citação é atribuida a um general alemão da 1ª Guerra Mundial, e surge num recente filme de Robert Redford.

De entre as 3 histórias que decorrem no filme, uma delas chamou-me a atenção, e prende-se com a nossa capacidade para nos conformarmos com o estado das coisas (e não critico o realizador por tentar fazer do filme um meio de reflexão politica), independentemente da evolução do processo gangrenoso que infecta o país onde vivemos.

De facto, o maior triunfo dos "vilões" que se denominam de "políticos" foi convencer-nos que não podemos fazer nada para o mudar, e que as escolhas são aquelas que eles nos apresentam.
Ora, esta ideia está claramente errada.

Para não tornar este desabafo mais longo, direi apenas que está na hora de assumir responsabilidade política, e ter coragem de participar e decidir os destinos da nação, ao invés de deixar que tal seja decidido por aqueles que se destacaram pelo facto de colarem mais cartazes.
E sim, ter coragem de nos expormos às balas e mesmo assim ir em frente com as nossas convicções.
Isso é o mínimo que se espera das nossas elites sociais, dos estudantes e jovens idealistas, e dos demais cidadãos preocupados. Coragem para assumir a responsabilidade de participar e decidir rectamente, em nome de todos nós.

Por quanto mais tempo vamos continuar a ser cordeiros, permitindo-nos ser liderados por hienas?