Monday, October 1, 2007

BBC report on Creationist Museum

(fundamentalista: aquele que é partidário do fundamentalismo; fundamentalismo: aceitação e defesa de um conjunto de princípios de natureza religiosa tradicionais e ortodoxos tidos por verdades fundamentais e indispensáveis a uma consciência religiosa [individual ou colectiva].)


Caro MP,

o confronto de ideias e perspectivas diferentes consigo é sempre um prazer. Dito isto deixe-me desde já refutar a acusação de que o meu último post sobre o fundamentalismo religioso (sim fundamentalismo….) de alguns sectores da sociedade americana se tratou de uma provocação à sua fé!

O debate acerca das diferentes teorias sobre a origem da vida na terra é longo, complexo e sem dúvida que remete para problemáticas teológicas e filosóficas mais profundas do que a mera dicotomia Criação vs Evolução. Não se trata de pôr em causa a fé num Deus criador omnipotente. Muito menos da legitimidade de alguns em acreditar que o Universo foi feito com um estalar de dedos tal qual o conhecemos actualmente (ou em 6 dias segundo a Bíblia).

Pessoalmente, atesto desde já que não sei de onde viemos nem para onde vamos. Mão divina? Quem sabe… Como diria o Outro “Bem aventurados os que acreditam…”

A posição aparentemente conciliadora da Igreja Católica entre a teoria de um Deus Criador e a evidência científica sobre uma série de factos biológicos e físicos da nossa história natural parece-me sensata. Reconhece a existência de evolução e acredita num ser superior, criador e “master mind” do Universo. É a teoria do “intelligent design” em que nada acontece por acaso, tudo faz parte de um plano complexo criado por uma entidade de inteligência superior. A própria evolução faz parte da obra original.
Pessoalmente, nada contra! Acredita quem quer.

Sobre as teorias da evolução, todos sabemos que a teoria de Darwin é por enquanto a explicação mais plausível para explicar a evolução das espécies e da vida na Terra. A teoria original sofreu várias adaptações ao longo do último século fruto dos avanços do conhecimento nas áreas da biologia molecular, da genética, da química, da geologia, da arqueologia e mesmo da física e da astronomia. Actualmente é uma teoria integrada ensinada nas escolas como a teoria NeoDarwinista. Quando houver outra melhor… venha ela! O bom método científico cá estará para prova-la ou refutá-la!

O que me choca não é nada do que atrás mencionei. Acontece que em alguns estados americanos, muitos fundamentalistas evangélicos querem apagar dos livros escolares toda a informação sobre a teoria da evolução e substitui-la pela Bíblia. Literalmente. Discute-se muito se o facto de algumas escolas ensinarem a teoria do design inteligente ser ou não uma maneira encapotada de impingir a teoria Criacionista. Mas a coisa chega a extremos. Acontece em alguns casos, comunidades religiosas locais tomaram de assalto os concelhos directivos das escolas, demitirem professores que insistem em ensinar a existência de evolução, quererem ensinar apenas e só a teoria Criacionista tal qual vem nos Génesis. Sim… aquela bonita parábola metafórica e simbólica tornada verdade absoluta na cabeça das criancinhas!

Não encontrei a reportagem do 60 minutos onde se abordava o tema mas o excerto que em cima lhe apresento parece elucidativo da lavagem cerebral que por lá se anda a fazer….

Se isto não é fundamentalismo religioso não sei o que é! Perseguir e queimar livros não é fundamentalismo… é estupidez e obscurantismo!


ps(d) – Parabéns ao camarada Menezes, esse filho do Povo, eleito pelas massas esclarecidas da base social democrata. Alguém arrisca um prazo de validade?